Inauguração: Exposição de pintura “Fora de Portas”, de Ana Isabel Hitzemann

Dia 15 | Sexta-feira
Galeria da Cave, 21h30

ALGUNS DETALHES E UMA RAZÃO DE SER

A pintura é desde sempre um espaço de representações onde a visão da realidade é substituída por um discurso sobre o significado da realidade. É por isso um processo de atribuição de sentido. Mas não é fácil proceder a essa atribuição. Ela depende do trabalho do olhar, de uma escala de valores onde “grande “ “pequeno” não remetem para uma hierarquia ou gradação. Nesta acepção a pintura é também o território do pormenor. Um espaço sem fronteiras bem definidas onde um resíduo de memória, um detalhe, um fragmento, podem ganhar uma autonomia sem precedentes.

Ana Isabel Hitzemann, numa discreta e laboriosa actividade plástica (esta é a sua oitava exposição individual) tem-nos habituado a este interesse pelo detalhe. Frequentemente a sua abordagem é realista, ou até dotada de alguma ressonância hiper-realista. Esse é o processo que privilegia para brincar, à sua maneira, o grande jogo do mundo e ligar imaginariamente o todo e as partes. A ideia de encontro, encontro fortuito, não programado, onde é possível perceber uma devoção pela figura do flanêur. Dir-se-ia que também a pintora tropeça em imagens como no verso de Baudelaire alguém “tropeça em palavras como em calçadas”.

 O prazer de uma respiração sem máculas nem sobressaltos toma então conta desta deambulação plástica, exercício indisciplinado sobre recordações. Aqui e ali um recorte antropológico, além uma particular sensibilidade para a arquitectura. Ou melhor, para uma curiosidade acerca das linhas. Caminhos e encruzilhadas que afastam e separam, convergem e divergem. Cada tela, cada papel, cada traço ou saliência estabelecem pontes entre o “edificado” e o “imaginado”. Numa exposição recente essas linhas traduziam a percepção de elementos decorativos, certas malhas de gradeamentos em ferro, por exemplo. A acepção do termo decorativo remete, neste caso, para uma relação com o espaço habitável. Sinónimo de uma relação com o vivido, com aquilo que foi interiorizado numa linguagem plástica.

Neste conjunto de trabalhos recentes persiste uma busca de essencialidade, um desejo de depuração, a fidelidade a uma cor. Cor que se repete, como uma paisagem que atravessamos devagar, num ritmo de rimas feitas ao sabor de cada um. As telas convidam a uma paragem breve. E a um retorno. Até se adensar o mistério de todos estes detalhes e eles ganharem uma vida própria. Hoje, quando tudo é demasiado imediato, óbvio, indiferente, o acto de reorganizar o espaço visível passa por uma atenção concreta, pela determinação visual em enunciar um objecto que mereça ser olhado. É também esta a proposta da presença exposição, na forma como se abre a uma disponibilidade para recuperar memórias. E encontrar aí uma razão de ser.

Eduardo Paz Barroso, Outubro, 2010

 

Nota biográfica:

Nasceu no Porto em 1954, onde reside.

Frequentou de 1972 a 1974 a Escola Superior de Belas-Artes do Porto, tendo posteriormente frequentado na década de 1980 o atelier do Professor Joaquim Machado até ter o seu próprio atelier.

Frequentou mais tarde vários cursos de formação artística da Cooperativa Árvore. Graduou-se pela North Light Art School de Cincinnati – Ohio, no ano de 1992. 

Nota biográfica:

Ana Isabel Hitzemann nasceu no Porto em 1954, onde reside.

Frequentou de 1972 a 1974 a Escola Superior de Belas-Artes do Porto, tendo posteriormente frequentado na década de 1980 o atelier do Professor Joaquim Machado até ter o seu próprio atelier.
Frequentou mais tarde vários cursos de formação artística da Cooperativa Árvore. Graduou-se pela North Light Art School de Cincinnati – Ohio, no ano de 1992.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s