Exposição “GRAVURA – matriz associação de gravura do porto”

 

 

 

 

 

 

 

INAUGURAÇÃO – dia 4, às 17h00

:: Dia 1, quarta-feira
 Galeria piso 2 (De 1 a 15)

A Matriz Associação de Gravura do Porto nasceu do esforço e da vontade de um    pequeno grupo que deseja fomentar o estudo, a discussão, a consulta, a protecção, a valorização e a divulgação científica e cultural da gravura artística, da sua história e das suas técnicas específicas. Criar um espólio constituído por obras originais de gravura. Desenvolver, a par da prática das técnicas tradicionais, uma vertente experimental, de investigação, incluindo a pesquisa e a aplicação de novas tecnologias, que poderá englobar entre outras, a gravura não-tóxica e a utilização de meios informáticos aplicados à gravura. Produzir gravuras e realizar as suas edições respeitando elevados padrões de qualidade. Desenvolver a diversidade criativa e técnica da Associação tendo por base as características individuais dos seus associados aliadas às múltiplas possibilidades prestadas pelas diversas técnicas de gravura existentes.
Ao longo da nossa curta existência orgulhamo-nos de ter participado com êxito em várias iniciativas e ter organizado já muitas acções de formação.
Das participações destacamos: o V Festival Internacional de Gravura de Évora que nos distinguiu com um prémio e a nossa presença na IV Bienal Internacional do Douro; a Exposição Internacional de Intercâmbio Japão-Portugal-Holanda, que foi um êxito quer em Nagasaki (Japão), quer em Amesterdão (Holanda) quer no Museu Nacional da Imprensa no Porto; em 2008 em Lisboa a Exposição Matriz/Água-Forte Intercâmbio de Gravura que seria apresentada no Porto no ano 2009; em Agosto de 2009 a Exposição Triângulo da Gravura (Japão-Portugal-Holanda esteve na XV Bienal Internacional de Vila Nova de Cerveira, e no mesmo mês estivemos na Corunha numa exposição conjunta com a RAVAR (Associação de Gravura da Galiza).
Dos workshops, referimos o primeiro em 2006, orientado pelo professor belga Dacos, ao qual se seguiram muitos outros como o dirigido pelo artista americano Jules Maidoff, fundador da SACI Escola de Arte de Florença, em 2010 um interessante workshop sob a orientação do gravador belga Hugo Besard e o grande êxito que tiveram os workshops orientados pelos professores japoneses Hirochi Maruyama, Norimassa Mizutani, Masataka Kuroyanagi, Choichi Nishikawa, e Takayuki Shinohara.
Regularmente a Matriz programa e dá a maior importância aos workshops de iniciação à gravura orientados pela nossa associada e membro fundador Mami Higuchi,
Rua Sousa Viterbo nº 28 S/L e 1º, 4450-593 Porto Tel: 22 2002049 email matriz@gmail.com
Blog: http://www.matrizassociaodegravuradoporto.blogspot.com/

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s