Lançamento do livro “Bonita, a Mona Lisa Marrana?”, de Fernanda Guimarães e Manuel Azevedo Lopes

 

 

 

 

 

 

 


:: Dia 4, sábado

Auditório, 22h00

Apresentação da obra a cargo de Alexandre Teixeira Mendes

“Bonita” é o primeiro livro de uma colecção de histórias de sete mulheres, vítimas da Inquisição Portuguesa (1536-1821). Esta série bilingue, intitulada “mulheresMARRANASwomen”, conta as histórias daquelas mulheres, reveladas nas transcrições oficiais dos arquivos da Inquisição alojados na Torre de Tombo em Lisboa.
Fernanda Guimarães fez a transcrição dos originais do arquivo, escrito por notários da Inquisição e, Manuel Azevedo traduziu as transcrições para Inglês com comentários explicativos e históricos.
A esta obra foi adicionado um glossário. A versão em Português contém um prefácio de Paulo Lopes, presidente da Associação Almocreve de Carção, berço da Bonita. Esta associação está actualmente a construir um museu Marrano em Carção.
(http://almocreve.pt/). E as receitas provenientes do lançamento do livro serão doadas para esse mesmo museu. O prefácio em Inglês é da autoria de Manuel Azevedo.
Fernanda Guimarães é investigadora-adjunta da Cátedra de Estudos Sefarditas Alberto Benveniste da Universidade de Lisboa, desde a sua criação. Colabora com vários jornais e é co-autora de seis livros sobre a Inquisição Portuguesa. Por sua vez, o Comendador Manuel Azevedo é um advogado Açoriano, Luso-Canadiano, e co-fundador da Ladina, uma sociedade sem fins lucrativos com sede no Porto dedicada ao resgate da memória dos Marranos Judaicos de Portugal.

A publicação deste livro foi possível graças à contribuição de muitas pessoas e ao generoso apoio financeiro do Sr. Yaacov Gladstone, fundador dos “Friends of Marranos” e seu falecido querido amigo Dr. Harold Michal-Smith, de Nova York.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s