Inauguração da exposição de fotografia “A CASA” (De 10 a 12)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

:: Dia 10, sexta-feira
Auditório, 21h30

A CASA
“Como a cidade, como o templo, a casa está no centro do mundo, é a imagem do universo.”
(Chevalier, Gheerbrant, Dictionnaire des symbols, ed. Robert Laffont, 1969)

Assim é a casa onde trabalhamos, um lugar de inícios, de reinícios, a casa de chegada e de partida, um lugar de transformação.
O corpo de trabalho aqui apresentado teve como ponto de referência o edifício que albergou o antigo Clube dos Ingleses e que alberga hoje o SAOM, uma IPSS que tem como principal objectivo o apoio a idosos e à população em risco de exclusão social. Além do excepcional património arquitectónico que caracteriza esta casa, o património humano que a habita é de uma infinita riqueza, em histórias, em experiências de vida.
As fotografias aqui apresentadas foram realizadas pelos formandos do curso de Fotografia o SAOM, desenvolvido no âmbito do projecto “Dar Sentido à Vida”, apoiado pela medida 6.1 do POPH – Formação para a Inclusão, levado a cabo nesta instituição e pretendem constituir múltiplas perspectivas sobre esse mesmo património. Estas imagens são também, em muitos casos, novos olhares sobre o mundo envolvente, sobre a vida. São novos fôlegos, são o reflexo de uma enorme vontade de recomeçar.
A mostra de trabalhos aqui exposta é o resultado de quase um ano de trabalho desenvolvido pelo SAOM e enquadra-se no intenso trabalho de inserção social efectuado pela entidade.
O projecto Dar Sentido à Vida, desenvolvido desde 2006, visa promover competências pessoais, sociais e profissionais na área da hotelaria e restauração, na fotografia, na canalização.
As fotografias apresentadas e efectuadas pelos formandos das três primeiras acções do Curso de Fotografia permitiram sedimentar paredes, alicerçar espaços, abrir portas, consolidar o espaço interior em que vivemos.

Os construtores da Casa: Abraão Campos, Amaya Hoyos, Américo Caetano, Américo Costa, Anabela Moreira, António Anselmo Oliveira, Artur Ferreira, Corinne Valente, Dina Campos, Dorindo Torres, Fernando Pinho, Fernando Rocha, Fernando Silva, Filipe Miranda, Ilídio Neves, Isabel Costa, Jaime Nunes, João Dias, João Santos, Luís Gomes, Jorge Garcez, Jorge Nogueira, José Abel Quintela, José Carlos Ribeiro, José Carlos Silva, José Silva, Laurência Alves, Luísa Neves, Manuel Ernesto Ribeiro, Marco Vieira, Maria Manuela Silva, Mariana Bacelar, Orlando Rodrigues, Paula Pacheco, Sandra Mendes, Silvério Silva, Susana Pinho, Susana Tavares, Vítor Monteiro.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s