Apresentação de “As Múltiplas Vidas de um Homem Só – Uma Biografia Possível do Pintor Henrique Silva”, de Paula Alcântara Carreira

 

 

 

 

 

 

 

 

 

:: Dia 15, quarta-feira
Piano, 21h30

A apresentação do livro estará a cargo da autora, Paula Alcântara Carreira, enquanto que a apresentação do pintor Henrique Silva será feita Maria Rodrigues (Profª. de História)
Presente também estará Susana Leão Machado (SLM Design), responsável pela concepção gráfica do livro

“As Múltiplas Vidas de um Homem Só – Uma Biografia Possível do Pintor Henrique Silva” , da autoria de Paula Alcântara Carreira, licenciada em História e Jornalista, pretende ser um ‘talvez-romance’ sobre a vida do pintor Henrique Silva, desde o início ligado à Bienal Internacional de Arte de Vila Nova de Cerveira, criada, em 1978, pelo pintor Jaime Isidoro.
Director da Bienal de Cerveira durante cerca de 20 anos, Henrique Silva abandonou o cargo, por decisão própria, em 2007. Trabalhou, durante décadas, de forma intermitente, com Vieira da Silva e Arpad Szenes, em Paris e em Portugal, tornando-se amigo inseparável do casal de pintores. Uma vida errante e intensa ligou-o a vários artistas de renome internacional.
Durante mais de 20 anos, desempenhou também um papel de grande relevo na Árvore – Cooperativa de Actividades Artísticas (Porto).
Está representado em colecções particulares e instituições um pouco por todo o mundo, vivendo, há vários anos, em Vila Nova de Cerveira. Mantém, no entanto, residência no Porto.
A obra, centrada no percurso pessoal e familiar do pintor, nos seus amores e desamores, parte à descoberta do Homem que está por detrás do artista multifacetado. Sobre a mesma, escreve a autora na contra-capa: ‘Há vidas que de tão reais parecem filmes, e pessoas que de tão verdadeiras parecem personagens. (…) Henrique Silva, (…) é um desses casos… (…) descobri um personagem, enquanto descobria um Homem (…) E nasceu este talvez-romance ! (…)’
A edição é da Árvore – Cooperativa de Actividades Artísticas, e o design e concepção do livro pertencem a Susana Leão Machado (SLM Design), recorrendo a várias imagens e fotografias antigas.

Deixe um comentário