Lançamento do livro Tempo de Barbárie e Luta, do escritor e jornalista Miguel Urbano Rodrigues

:: Dia 28, terça-feira
Auditório, 21h30

Sinopse: «Qualquer que seja o assunto, os textos aqui enfeixados, na reflexão sobre a História, na abordagem de problemas da América Latina e das guerras de agressão no Médio Oriente, no esforço para iluminar fases da Revolução Russa e da Revolução Cubana, nas interrogações sobre o amanhã incerto da humanidade — esses textos têm um denominador comum: a convicção inabalável de que o capitalismo está condenado e vai ser erradicado e que a alternativa à era de barbárie que se esboça no horizonte será o socialismo.
A preocupação de alertar para a falsificação da História como arma política da classe dominante tem sido nos últimos anos uma constante no meu batalhar político.
Nunca a humanidade esteve tão desinformada não obstante o gigantesco volume de informação sobre ela despejado. O controle hegemónico do sistema mediático permite ao imperialismo transformar a mentira em verdade, promovendo a alienação das maiorias.
O esforço para que os povos consigam desmontar a engrenagem da mentira e da desinformação e compreender os mecanismos da opressão capitalista passou a ser por isso uma tarefa revolucionária.
(Miguel Urbano Rodrigues)

Sobre o autor: Miguel Urbano Rodrigues nasceu em Lisboa, em 2 de Agosto de 1925. Publicou até hoje 18 livros (ensaios, textos ideológicos, romances, contos).
No Brasil foi editorialista principal durante 16 anos do quotidiano O Estado de S. Paulo.
Em Portugal foi redactor-chefe do semanário Avante! em 1974-1975, e director do quotidiano o diário, de 1976 a 1987.
Em 1974-1975 foi professor assistente de História Contemporânea (América Latina) na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
Ex-deputado ao Parlamento portugês e às Assembleias Parlamentares do Conselho da Europa e da União da Europa Ocidental.
Tem participado em numerosos Seminários Internacionais e tem colaboração publicada na imprensa de uma dezena de países da Europa e América Latina.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s