A voz, a fala , o canto de José de OLIVEIRA LOPES

:: Dia 9 |  sexta-feira

 

Auditório, 21h30

 

Lançamento do livro

A voz, a fala , o canto de José de OLIVEIRA LOPES

 

José de OLIVEIRA LOPES

José de OLIVEIRA LOPES, tem cerca de mil e quinhentas actuações como solista, em concerto, ópera e recital por todo o mundo. Foi professor na Universidade de Aveiro, Academia Superior Metropolitana,  Escola Superior de Música do Porto e no Conservatório Nacional em Lisboa, sendo frequentemente convidado para Masterclasses na Europa, Brasil, China, Japão, Rússia e USA.

Integra regularmente Júris de Concursos Internacionais de Canto.

De destacar as suas interpretações, durante mais de 20 anos, nas temporadas musicais dos dois palcos portugueses de referência: Teatro S. Carlos e Grande Auditório da F. Gulbenkian. Contracenou com míticos cantores como Franco Corelli, Zylis-Gara, Kraus, Elly Amelling, Vanzo, Cotrubas, Bergonzi, Giacomini. Interpretou em palco cerca de quarenta personagens de ópera.

Foi solista de grandes orquestras como:  Sinfónicas de S. Paulo e do Rio de Janeiro,  Denver (USA), Filarmónicas de Pequim, Moscovo, Bogotá, Varsóvia, etc., sob a direcção de Eliot Gardiner, Maurice Gendron, Philipe Entremont, Dimitri Kitaenko, entre tantos outros. Gravou CDs com os pianistas, Takashi Yamasaki, Noël Lee, Filipe de Sousa, Adriano Jordão e com as Orquestras Gulbenkian, da Rádio Húngara, da RDP e Sinfónica de Budapeste. Detentor do prémio Casa da Imprensa, foi considerado por unanimidade, o melhor intérprete de Lieder, no XIX Concurso Internacional de Canto da Baviera.

Concluiu o Curso Superior de Canto no Conservatório do Porto com 20 valores. É licenciado em Línguas e Literaturas Modernas pela Universidade de Lisboa, exprimindo-se em seis idiomas. Mestre em Psicologia da Música pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, da Universidade do Porto. Doutorado pela mesma Universidade com a tese “Emissão, Articulação e Percepção de Voz Cantada”.

Referido em vários livros destacam-se: “História da Música Portuguesa”, “Cantores de Ópera Portugueses”, “Enciclopédia Larousse”, “Enciclopédia da Música Portuguesa”, “4000  Portugueses Célebres”.

One thought on “A voz, a fala , o canto de José de OLIVEIRA LOPES

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s