Concerto MPMP: Luiz Costa

:: Dia 21 | quarta-feira

Piano-bar

21h30

Concerto

Movimento Patrimonial pela Música Portuguesa

Luiz Costa

Sonatina para Flauta e Piano

Sonata para Violoncelo e Piano

Catarina Atalaya – Flauta

Nuno Cardoso – Violoncelo

Duarte Pereira Martins – Piano

Luiz Costa

Luiz (António Ferreira da) Costa nasceu em São Pedro de Fralães, Barcelos, a 25 de Setembro de 1879 e morreu no Porto a 7 de Janeiro de 1960.

Estudou com Bernardo Valentim Moreira de Sá, tendo prosseguido estudos na Alemanha com Vianna da Motta, Stavenhagen, Ansorge e Busoni. Paralelamente à sua carreira como pianista solista, trabalhou com artistas como os violoncelistas Casals, Hekking e Suggia, com os violinistas Enesco e Aránye e com os quartetos Rosé e Chaumont.

Ensinou no Conservatório de Música do Porto de que também foi director. Foi professor de rara distinção, graças à sua vasta cultura e profucndo conheciento musical. Ensinou e influenciou gerações de pianistas, tanto em termos estéticos como de ética profissional.

Como director artístico do Orpheon Portuense teve uma acção notável. Alguns dos mais conhecidos artistas do seu tempo visitaram e tocaram no Porto a seu convite. Foi nomeadamente responsável pela visita de Ravel ao Porto em 1928.

A sua principal fonte de inspiração foi a natureza, como é visível nos títulos e atmosferas das suas obras para piano. Foi amigo e aluno de Moreira de Sá, um enciclopedista e violinista de música de câmara, que lhe transmitiu o gosto pela música de conjunto, bem patente na sua vida profissional de pianista e nas suas obras enquanto compositor.

Era um homem culto, amigo de pintores, escultores, poetas e escritores. Deixava-se cativar pela magia da poesia, de que nasceram obras para piano e canto. Tem um discurso musical suave e sem movimentos bruscos. Apesar da intimidade do lirismo e da poesia serena da sua música, esta não deixa de ter esplendor, arrojo e drama em diversas ocasiões.

————————————————————————

Maria Teresa Macedo, 1995

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s