Exposição Natureza-morta na Europa – Fundação Gulbenkian

Sábado, 7 de Janeiro de 2012

O Clube Literário do Porto está a promover uma visita guiada à Exposição Natureza-morta na Europa na Fundação Gulbenkian, em Lisboa.

8h – Partida do Clube Literário do Porto

11h30 – Chegada a Lisboa

14h – Início da visita à Exposição

Visita guiada pela Curadora e Crítica de Arte Fátima Lambert

18h – Regresso ao Porto

Preço: 25 euros (viagem de autocarro)

Inscrições até ao dia 2 Janeiro no Clube Literário do Porto.

A Perspectiva das Coisas. A Natureza-morta na Europa
1840 – 1955
Dando continuidade à exposição apresentada em 2010 sobre o tema da natureza-morta na Europa, a segunda parte será dedicada à modernidade do século XIX e às alterações fundamentais ocorridas na primeira metade do século XX.
A renovação do interesse pela natureza-morta por parte dos artistas da vanguarda francesa será documentada através das obras dos Realistas e também da nova linguagem do Impressionismo.
Em exposição estará uma peça-chave deste contexto, a Natureza-Morta de Claude Monet, que faz parte das colecções do Museu Calouste Gulbenkian. A natureza-morta foi, no final do século XIX, tema que interessou de sobremaneira os pintores Pós-Impressionistas como Cézanne, Van Gogh e
Gauguin, que estarão representados através de obras de referência.
A exposição demonstrará como a natureza-morta, enquanto género pictórico, se transformou em veículo de uma experimentação ainda mais radical com Picasso, Braque e Matisse. Poder-se-á entender como permitiu a alguns artistas um olhar reflexivo sobre a sociedade contemporânea, enquanto outros se envolveram nas novas realidades da experiência subjectiva, como é o caso de Magritte e Dalí.
A fragmentação e reinvenção da própria categoria de natureza-morta serão exploradas através da amostragem de peças escultóricas ou de objectos de uso corrente transformados em obras de arte.
Eis a viagem que é proposta através dos vários tempos e geografias da natureza-morta na pintura ocidental, ilustrada com obras maiores dos autores que mais reflectiram sobre este género.
A natureza-morta foi sem dúvida pretexto para as indagações dos pintores e é hoje motivo de fascínio para o público em geral. A exposição será comissariada por Neil Cox, Professor da Universidade de Essex, especialista em arte francesa do século XX, com tese de doutoramento sobre Picasso e uma vasta obra publicada bibliografia.
Comissário: Neil Cox.
FÁTIMA LAMBERT
Licenciatura em Filosofia (1982); mestrado em Filosofia – A Estética Pessoana no Modernismo Português (1986); doutoramento em Estética – Fundamentos filosóficos da Estética em Almada Negreiros (1998) Fac. Filosofia Braga, U. C. P. Investigadora do Projecto “Writing and Seeing”, Fundação Ciência e
Tecnologia (F.C.T).Professora Coordenadora em Estética e Educação desde 2000 – Escola Superior de Educação/Instituto Politécnico do Porto Coordenadora da “Comissão para o Ensino Artístico” – Ministério da Educação (1996/1997). Curadorias (selecção): “Porto 60/70: os Artistas e a Cidade”, Museu de Serralves – Porto 2001 Capital da Cultura “+ de 20 grupos e episódios no Porto do séc. XX”, Galeria Municipal/Palácio de Cristal – Porto 2001 Capital da Cultura Olhares e Escritas na Arte portuguesa desde 1960, Porto, Galeria Municipal, 2003 Entre a Palavra e a Imagem (Fundación Luís Seoane – A Corunha/SP/2006; Museu da Cidade de Lisboa/Portugal e Centro Cultural Vila Flor – 2007) Curadora de Portugal – Salon Européen de Jeunes Créateurs (Org. Montrouge) – 2002/ 2007 Do séc. XVII ao séc. XXI: além tempo, dentro do Museu – Porto, Museu N. Soares dos Reis, Out. 2009/Jan. 2010.

Autora de: Escultura Portuguesa no séc. XX (1996); Pintura Portuguesa Contemporânea (2005); Cruz-Filipe; Pedro Casqueiro; Manuel Casimiro (Ed. Caminho, Lisboa, 2006); Writing and Seeing – Essays on Word and Image (Org.), Editora Rodopi, Amsterdam – Holanda, 2006; Olhares e Escritas, Porto, Flup, 2007; Entre a Palavra e a Imagem (Org.), Editora Dardo, Santiago de Compostela, 2007

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s