Clube Erudito: Rúben Bettencourt – Guitarra

 : Dia 28|  sábado

Piano-bar , 22h

 Clube  Erudito 

Rúben Bettencourt – Guitarra   

Por muitos críticos e amantes da música, Ruben Bettencourt é considerado como um dos melhores guitarristas clássicos portugueses da sua geração. Os seus concertos destacam-se pela entrega total à Música e pelas emoções que este proporciona ao seu público.

Mais que guitarrista, este prima pela elegância e espontaneidade que a Música lhe proporciona.

Rúben Bettencourt nasceu em  Angra do Heroísmo, Ilha Terceira, Açores, Portugal.

Iniciou os seus estudos musicais aos 6 anos de idade com o professor açoreano Victor Castro, em aulas particulares inicialmente, prosseguindo os seus estudos no Conservatório Regional de Angra do Heroísmo, onde obteve 19 valores na vertente da Guitarra Clássica. Além das várias audições mediante essa escola que frequentou, apresentou-se em público nos Açores, no Continente, Itália, Alemanha, Polónia, Espanha, Holanda, Sérvia e Croácia. 

Entre os eventos da área em que tem estado presente, quer a nível nacional e internacional, foi convidado a dar concertos a solo e masterclasses em vários festivais nacionais tais como “Elogio da Guitarra” (Guarda – 2009) e “Ciclo da Bairrada 09” (2009 – Oliveira do Bairro), “Temporada de Música”(Açores, 2010), “Festival de Música de Coimbra 2010” (Coimbra 2010), Guitarmania 2011 (Almada – Lisboa), TEDxAveiro (Aveiro 2011), entre outros.

Tem-se apresentado em concerto em salas reconhecidas tais como Teatro Aveirense, Conservatório Nacional, Biblioteca Nacional, Palácio Foz (com gravação para Rádio Difusão Portuguesa – Antena 2), Biblioteca Joanina (Universidade de Coimbra), entre outras.

Entre 2006 e 2009, termina a sua “Licenciatura em Música” na Universidade de Aveiro, orientada por Dr. Paulo Vaz de Carvalho e Pedro Rodrigues, na vertente da Guitarra Clássica, com a classificação de 19 valores.

Na vertente de Música de Câmara foi orientado por Dr. Chagas Rosa e pela Dra. Helena Marinho.

Entre 2009 e 2011, terminou o seu “Master in Music” no prestigiado Conservatório de Maastricht (Holanda), sob orientação do professor mundialmente reconhecido, Carlo Marchione, com a classificação de 9 valores (escala de 0-10). Em 2011, esteve também sob orientação de Joaquin Clerch, em Dusseldorf (Alemanha).

Em 2011, ingressa no “Doutoramento em Música” na Universidade de Aveiro, tornando-se o mais jovem de sempre a fazer este ciclo de estudos em Portugal.

                Participou em cursos de aperfeiçoamento com guitarristas prestigiados tais como José Mesquita Lopes, Tomás Camacho, Manuel Tavares, Jorge Cardoso, Roland Dyens, Giulio Tampalini, Pedro Rodrigues, Dejan Ivanovic, Marco Socías, Hubert Käppel, Roberto Aussel, Ignacio Rodes, Marcin Dylla, Christian Haimel, Jeremy Jouve, Łukasz Kuropaczewski, Phillipe Villa, Marek Zielinski, Znibew Dubiella, Marcin Zalewski, Carlo Marchione, Judicäel Perroy, Josef Zsapka, Kevin Gallagher, Michalis Kontaxakis, Aniello Desiderio, Marco Tamayo, Alberto Ponce, Alvaro Pierri, Margarita Escarpa, Matthew Mcallister, Denis Azabagic, Cláudio Marcotulli, Ricardo Barceló, Alexis Mouzourakis, Graham Devine, Laura Young, Joaquin Clerch, Zoran Duckíc, Rafael Aguirre, Tilman Hoppstock, Dimitris Kontronakis, Franz Halász, Yves Storms, com os conceituados compositores contemporâneos italianos Giancarlo Facchinetti, Antonio Giacometti e Giovanni Podera e com o pianista Gustav Van Manen.

  Foi laureado em concursos tais como:

– “I concurso Luso-Espanhol”- Fafe (2007 – 1º Prémio em ex-aequo);

 – “V Concurso Internacional de Guitarra” – Leiria (2008 – Menção Honrosa);

 – “X Concurso Internacional Comarca El Condado” – Espanha (2010 – Finalista);

 – “Axis Gitaar Concours 2010 – Twents Gitaarfestival” – Holanda (2010 – 4º lugar);

– “ VII Concurso Internacional de Guitarra – III Festival Internacional de Guitarra de Leiria” – Leiria (2010 – 1º Prémio e prémio de melhor intérprete de música portuguesa);

 – ” IV Concurso Norba Caeserina” – Espanha (2010 – 2º  prémio); 

– “XI Concurso Internacional Comarca del Condado” – Espanha (2011 – Prémio Público e Finalista); 

– “World Guitar Competition 2011” – Sérvia (2011 – 2º Prémio);

– “Omis Guitar Festival 2011” – Croácia (2011 – 2º Prémio);

– “Concurso de Guitarra São João da Madeira” – Portugal (2011 – 2º Prémio).

                É nomeado o “Português da Semana” na 3ª semana de Julho de 2007, na revista “Domingo” do Jornal “Correio da Manhã”. Através de convites, grava e apresenta-se em directo na RTP e RDP-Antena 2, é entrevistado por diversas rádios nacionais  e internacionais, como também pela imprensa portuguesa.

 ” (…) Notas de Sonho tocadas por um Jovem Guitarrista (…)”

                               Revista “Domingo” do Correio da Manhã, Julho 2007

” Foi (…) como guitarrista solista que as suas capacidades técnicas, sensibilidade artística e inteligência musical(…) me impressionaram como raramente aconteceu ao longo de uma vida de docência.(…)”

                               António Chagas Rosa, Compositor, Outubro 2009

“(…) O Artista (Ruben Bettencourt), encantou a audiência com o virtuosismo de quem não aparenta ter 22 anos. (…)” 

                               Jornal “ A Cabra” (pág 9), Novembro 2010

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s