Jazz no Clube: Isabel Ventura Trio

:: Dia 27|  sexta-feira

Piano-bar , 23h00

Jazz no Clube

Isabel Ventura Trio

Uma combinação de três personalidades com percursos musicais diversos que confluem no caminho da improvisação: o jazz.

Interpretarão, neste concerto, com um forte cunho pessoal , os grandes standards da tradição americana juntamente com alguns temas de autores portugueses conceituados.

O resultado é um ambiente livre e de grande cumplicidade musical, onde surgem nuances sonoras diversas, melodias cativantes, ritmos entusiásticos, apoiados numa energia inesgotável.

Isabel Ventura – Voz

 

Marco Figueiredo – Piano

 

José Carlos Barbosa – Contrabaixo

ISABEL VENTURA – VOZ

Iniciou a sua actividade musical em 1984 ingressando no grupo Photograph, banda na área da música anglo-americana. Com este grupo participou em vários programas de televisão e espectáculos por todo o país.
Em 87 é convidada por Sérgio Castro a participar com o grupo Trabalhadores do Comércio no Festival da Canção RTP, com quem viria ainda a actuar em diversos espectáculos em Portugal e Espanha. No ano seguinte entra para o grupo rock GNR como segunda voz em concertos ao vivo, tanto em Portugal como em França. Em 1989 e 90 participa respectivamente nos álbuns Música Concreta e Mundo de Aventuras da banda portuense Ban. Nesta altura colabora ainda na gravação do álbum El Desertor, do grupo Desertores, banda rock espanhola. Em 91 é convidada por Pedro Abrunhosa a integrar o grupo Máquina do Som, projecto que estaria na base dos Bandemónio.
O seu crescente interesse por cantoras como Billy Holiday, Sarah Vaughan, Dee Dee Brigdewater e Dianne Reeves, atraem-na definitivamente para o Jazz. Participa com alguma frequência em diversas Jam-sessions e concertos com Carlos Azevedo, Paulo Barros, Paulo Gomes, Ricardo Fabini, George Letellier, Raul Marques, Diego Ebbeler, Eduardo Santos, José Luís Rego, entre outros e aumenta o seu gosto pela música improvisada. Decide então, formar o seu próprio grupo Desde essa altura, tem actuado por todo o País em diversos eventos ligados ao Jazz, destaque para o 4º ciclo de Jazz da Guarda, Centro Cultural de Belém, Casa da Música no Porto Festival Rota Jazz na Trofa, Porto Blue Jazz . Actua também regularmente noutros espaços tais como clubes de Jazz e Cafés Concerto. Esta, neste momento, em processo de gravação do seu primeiro trabalho a solo.

MARCO FIGUEIREDO – PIANO

Marco Figueiredo estudou Piano e composição no Conservatório de Coimbra, mais tarde dedica-se ao Jazz e tem aulas com Paulo Gomes, Quim Roberto e João Paulo. Frequentou a ESMAE (Escola de musica e Artes do Espectáculo) no Porto. Gravou uma composição sua para uma homenagem a Carlos Paredes onde participaram também Carlos Bica, Mário Laginha, António Pinho Vargas entre outros. Como músico free-lancer já actuou em inúmeras salas de espectáculos em Portugal assim como Espanha e Cabo Verde com projectos que vão do Jazz à Música tradicional Portuguesa.
Gravou em seu nome o CD Outras Viagens e participou em outros registos editados como “Os Cantautores” e Trilhos. Está, neste momento, em fase de lançamento o seu mais recente trabalho a solo:“Fotografia”.

JOSÉ CARLOS BARBOSA – CONTRABAIXO

Natural de Arouca, começa aos 19 anos a estudar contrabaixo/jazz com Filipe Teixeira, prosseguindo estudos na Escola de Jazz do Porto entre 2002 e 2004. Durante esse período estuda também com Pedro Barreiros, Alberto Jorge Piedade e João André Piedade.
Em 2009 termina a licenciatura no curso de jazz da Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo (ESMAE), tendo estudado com António Augusto Aguiar e Pedro Barreiros, entre outros, tais como: Demian Cabaud, Michael Lauren, Nuno Ferreira, Mário Santos, Telmo Marques e Carlos Azevedo. Nesse período destacam-se participações na Big Band da ESMAE sob orientação de Pedro Guedes, Paulo Perfeito, Alan Ferber e Orrin Evans, bem como no Septeto de Jazz da ESMAE com o qual conquistou o 1º prémio no concurso anual de escolas de jazz na Festa do Jazz do teatro São Luíz em 2007.
Esteve presente em masterclass e workshops com diversos músicos onde se destacam: Carlos Bica, Zé Eduardo, Bernardo Moreira, Omer Avital, Jason Lindner, Alexis Cuadrado, James Carter, Dan Weiss, Ohad Talmor, Thomas Morgen, Matt Pavolka, Orrin Evans e Darryl Hall. Colabora com a Orquestra de Jazz de Matosinhos (OJM), não só em concertos como também no seu programa didáctico “O Jazz vai à Escola” e “Jazz sem Barreiras”.
Integra o GS Quartet, com o qual já pisou os palcos da sala 2 da Casa da Música, do 13º Festival de Jazz de Valado dos Frades, do Festival Jazz ‘n Gaia 2010 e do 15º Festival de Jazz de Matosinhos, contando com a participação de Mário santos, Sérgio Carolino e José Luís Rego. Faz parte do AP quinteto, que em breve lançará o seu primeiro trabalho discográfico.
Participa no grupo de Isabel Ventura, actuando regularmente em diversos espaços de jazz, na cidade do Porto e estando a preparar o seu primeiro registo discográfico. Acompanha ainda diversos músicos, com os quais se apresenta em diferentes projectos que não se encerram nas sonoridades do jazz.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s