Clube Erudito: Violino, Violoncelo e Piano

Clube Erudito: Violino, Violoncelo e Piano

Concerto

26 Fevereiro – Domingo

21h30 no piano-bar

TRIO THALIA

Helena Rocha – Piano (Lisboa)

Sunita Mamtani – Violoncelo (Algarve)

Uta Kerner – Violino (Sevilha)

* PROGRAMA *

LUDWIG v. BEETHOVEN (1770-1827)

Trio op.11 em Sib M

 – Allegro con brio

– Adagio

– Tema:”Pria ch´io l´impegno

– Allegretto con variazioni

LUIZ COSTA (1879-1960)

Trio em dó m

– Allegro com fuoco

– Adagio

– Scherzo

– Allegro assai

*****

ANTONIN DVORÁK (1841-1904)

Trio Dumky op.90 em mi m

– Lento maestoso

– Poco Adagio

– Andante

– Andante moderato (quasi tempo di marcha)

– Allegro

– Lento maestoso

UTA KERNER 

Nasceu em Neuss, na Alemanha em 1974. Iniciou os seus estudos musicais ao violino aos cinco anos de idade. Fez parte da Orquestra Juvenil de Renânia-Vestefália do Norte e distinguiu-se diversas vezes no concurso “Jugend musiziert”.

Em 1996 iniciou os seus estudos na Academia de Música de Düsseldorf, com Prof. Rosa Fain. Entre 1999 e 2001 tocou na Orquestra Sinfónica de Düsseldorf.

Após a sua licenciatura prosseguiu os seus estudos em Munique, na classe de mestres orientado por Prof.Guntner. É cofundadora do Trio Suc. Este Trio ganhou o segundo prémio no 1. Concurso de Música de Câmara Theodor-Rogler.

Em 2004, Uta Kerner interpretou o Concerto Triplo de Beethoven, com a Orquestra do Conservatório de Munique e fez parte de “Life Music Now”, fundado por Lord Y. Menuhin. Entre 2004 e 2007 tocou com a orquestra da Radiodifusão de Munique, a Orquestra de Gärtnerplatztheater Munique e focou-se em música de câmara.

Desde 2007 faz parte da Orquestra Sinfónica de Sevilha.

– SUNITA MAMTANI –

A violoncelista Sunita Mamtani iniciou os seus estudos musicais aos 9 anos. Prosseguiu os estudos no Conservatório Superior Richard Strauss de Munique e continuou os estudos na Escola Superior de Música e teatro de Munique na classe do Prof.Ginzel. Aí, fez o Diploma artístico e o Mestrado nas disciplinas de Violoncelo e Música de Câmara.

Participou em projetos e masterclasses de Janos Starker, Menahem Pressler (Beaux Art Trio),”Deutsches Trio Streichtrio”H.Rilling, Ch.Poppen e outros docentes. Tocou com diversas orquestras na Alemanha, Espanha e com a Orquestra Ensemble Kanazawa, no Japão.

Com o trio de piano “Trio Suc”tem gravado em direto para Deutschland Radio”, BR 4 Klassik e a televisão realizou vários concertos e ganhou a competição de Música de Câmara “Theodor Rogler” em 2003.

Com o seu trio das cordas, o Lenbach Trio”, e como solista, foi admitida na organização de Yehudi Menuhin “Live Music Now. Sunita Mamtani tocou e toca concertos na Alemanha, Áustria, Croácia, Japão, Espanha e Portugal.

Atualmente é docente de violoncelo na Academia de Música de Lagos.

– HELENA ROCHA –

De origem portuguesa recebeu a sua formação pianística na classe da Prof. Helena de Sá e Costa no Conservatório de música do Porto, onde terminou o Curso Superior de piano, obtendo o Prémio Calouste Gulbenkian.

Frequentou vários Cursos internacionais na Suiça, Áustria, Itália, França e Portugal nas classes de N.Boulanger, S.Vegh, Y.Léfèbure, Y.Bernette, K.Engel e H.Leygraff.

Após ter terminado os seus estudos em Portugal com distinção, usufruiu de uma bolsa de estudo do Governo alemão (Deutscher Akademischer Austauschdienst) na classe de virtuosidade do Prof. Conrad Hansen na Staatliche Hochschule für Musik und Darstellende Kunst”na cidade de Hamburgo, onde fez o seu Staatskonzertexamen com a melhor nota.

Desde 1978 tem vindo a leccionar nesta mesma escola, onde lhe foi conferido pelo Senado da cidade livre e hanseática de Hamburgo, desde 1995,o título académico de Professora catedrática.

Helena Rocha enveredou por uma carreira internacional de concertos além das fronteiras, como é o exemplo da Ásia onde encontrou um público maravilhado pela sua arte.

Tem sido solista de Orquestras de renome sob a regência de M.Husmann, E.van Remoortel, K.Malke, P.Peterson, H.Beck, N.Beethke. Na área de música de Câmara é uma parceira experiente e flexível.

As diversas gravações radiofónicas e em CDs são um testemunho da sua versatilidades e talento.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s