CLP

Este slideshow necessita de JavaScript.

Clube Literário do Porto: Um lugar onde a Cultura acontece

Sem pretender ser demasiado elitista, o Clube Literário do Porto esforça-se, através das pessoas que nele trabalham e o dirigem, por ser um espaço de cultura por excelência. Fisicamente é composto por cinco pisos: duas galerias [uma na cave e outra no segundo piso], uma livraria [no rés-do-chão], um piano-bar [no primeiro piso] e um auditório [no terceiro]. Todos os espaços são polivalentes, pelo que se transformam consoante a necessidade de cada evento mas, apesar de tudo, cada um detém características muito próprias.

A Cave é um espaço amplo, de fundo preto, onde resultam muito bem exposições em que predomine a cor, mas também pode acolher instalações e até a projecção de filmes.

Da Livraria, pode dizer-se que é a anfitriã: uma vez que se situa no rés-do-chão, é ela que dá as boas-vindas a todos quantos visitam o Clube Literário antes de passarem para qualquer outra valência do edifício. São muitos os títulos disponíveis quer para venda, quer para consulta, nas mais diversas áreas, desde a Arte, à Pintura, à Arquitectura, à Poesia, passando pela Fotografia, entre muitos outros. Uma particularidade a destacar na Livraria é a presença de diversas edições de autor.

O Piano-Bar, por sua vez, é uma sala intimista, acolhedora e, ao mesmo tempo, de convívio. As varandas com vista sobre o rio Douro e a zona ribeirinha de Vila Nova de Gaia conferem-lhe uma beleza extraordinária que a ninguém passa despercebida. Mas a grande estrela deste espaço é o piano de cauda, utilizado na maior parte dos concertos ao vivo que ali se realizam, essencialmente à sexta-feira e ao sábado, a partir das 22h00.

A galeria do piso dois também tem características muito próprias, desde logo a luz natural que empresta aos trabalhos ali expostos uma luminosidade impressionante, bem como a varanda de onde se tem uma vista superior sobre a paisagem que rodeia o Clube Literário do Porto.

Por fim, mas não menos importante, last but not least, há o auditório. Com capacidade para 63 lugares sentados, recebe os mais diversos eventos: conferências, debates, sessões de formação, teatro, projecção de cinema, passando pela entrega do prémio Clube Literário do Porto, no valor de 25 mil Euros, que anualmente distingue um autor pela sua criatividade na narrativa ou na ficção. Este galardão já foi entregue a Mário Cláudio (2005), a Baptista-Bastos (2006), a Miguel Sousa Tavares (2007), António Lobo Antunes (2008) e José Rodrigues dos Santos (2009), Vasco Graça Moura (2010).

Em suma, pode dizer-se que nestes últimos quatro anos o Clube Literário do Porto abriu as suas portas a escritores, artistas, e pensadores ajudando-os a divulgar as suas obras, ou mesmo apoiando a edição, a produção e a realização dos seus trabalhos. Além disso, o Clube também tem cedido os seus espaços para a realização dos mais diversos eventos de outras instituições, sempre que para isso é solicitado.

Isabel Damião,
Programadora Cultural do CLP

2 thoughts on “CLP

  1. Olá…

    Entrei neste blog por curiosidade, em virtude de ter tomado conhecimenhto de que no dia 3 Abril haveria um encontro de autores.
    Gostei do design deste blog.
    Deixo como informação, que editei e publiquei no dia 19 de Fevereiro passado um livro de poesia de nome “CAIS DA ALMA”
    Deixo um abraço a todos os “fazedores” desse vosso trabalho.
    Continuem.
    José Carlos Moutinho

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s