Faleceu Fernando Pernes [ 1936 – 2010]

Fernando Pernes, que dedicou toda a sua vida ao ensino e à crítica de arte, foi o primeiro director artístico da Fundação de Serralves, entre 1987 e 1996. Grande divulgador da arte, foi um dos críticos e programadores de exposições mais atentos às novas gerações de artistas portugueses surgidas desde finais da década de 60.

Na sua formação artístico-cultural destacam-se as estadias em Paris e Itália onde, como bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian, estudou na Sorbonne com Pierre Francastel e posteriormente com Giulio Carlo Argan (Florença e Roma).

Iniciou a sua actividade de crítico de arte na revista Vida Mundial, continuando depois esta actividade em várias das mais prestigiadas revistas culturais portuguesas como O Tempo e o Modo ou Colóquio – Artes, editada pela Fundação Calouste Gulbenkian.

A sua vida e obra foram reconhecidas através da atribuição pelo Presidente da República Mário Soares da Comenda da Ordem de Mérito e também da Medalha de Ouro da Cidade do Porto pela Câmara Municipal do Porto.

A sua obra foi reconhecida através do Prémio de Crítica de Arte da Fundação Calouste Gulbenkian.

Ver notícia aqui.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s